Lei que previa ´cura` da homossexualidade é mudada nos EUA

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Legislação já tem 60 anos



Uma lei de 1950 do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, prevê a identificação das "causas e a cura para a homossexualidade". O texto faz parte da Constituição e atribui a obrigação do que pede ao Departamento de Saúde Mental.

As informações são da agência de notícias "Associated Press". A maior associação de defesa dos homossexuais do Estado, a Equality California entrou com um projeto de lei para mudar o texto. Esta semana, com o apoio da deputada Bonnie Lowenthal, a determinação foi derrubada.

A deputada disse que o texto era "discriminatório, insultante e devia ser retirado. Sessenta anos foi mais do que suficiente".

A mudança foi aprovada por unanimidade pelos membros da assembléia legislativa com 62 votos a favor. Os senadores também foram unânimes com 36 votos a favor da mudança.

da Redação

Agência de adoção católica perde recurso contra lei que proíbe discriminação contra pais gays

Por Redação
26.08.10



A Catholic Care, uma agência católica de adoção sediada na cidade de Leeds, no Reino Unido, havia solicitado à Justiça que lhe fosse permitido rejeitar propostas de pais Gays interessados em adotar crianças, com o objetivo de seguir a orientação discriminatória e homofóbica da igreja católica, para quem apenas casais formados por homem e mulher são capazes de constituir família.

Contudo, na visão da Charity Commission, órgão britânico que regula instituições sociais, os Homossexuais podem sim ser ótimos pais e as opiniões baseadas na religião não justificam a discriminação, sendo assim, nesta semana a agência o recurso apresentado contra a lei que proíbe a discriminação contra Homossexuais no Reino Unido.

Direitos da União Homoafetiva estável e o regime de bens aplicado

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Publicado por Thiago de Freitas Lins em 10/06/2010



Atualmente a união homoafetiva é um tema bem discutido, e existem muitas dúvidas quanto aos direitos que os casais homossexuais possuem.

Eu, Thiago de Freitas Lins, advogado e defensor da causa, tentarei expor alguns desses direitos que o homossexual possui dentro de um relacionamento homoafetivo estável ,não como indivíduo em si, e sim como casal, tentarei explicar também qual regime de bens é aplicado a essa relação em caso de uma separação ou morte do parceiro.

Ademais, os direitos a seguir expostos,dizem respeito apenas à relação homoafetiva estável, ou seja, duradoura , onde o casal vive como se casados fossem e passam para a sociedade essa imagem. Para os casais não estáveis, que são vistos apenas como namorados , esses direitos em especial não são válidos ,não por discriminação , apenas por tratar-se de uma relação simples como qualquer outro casal heterossexual, que em igual situação não possuem direitos

Será impossível esgotarmos o tema, tendo em vista sua amplitude, mas tentaremos expor alguns desses direitos que entendemos como importantes.

Aqueles que esquivam-se a entender a união homoafetiva ,não podem mais deixar de observar que, além de ser uma realidade onde a justiça não pode mais calar-se, trata-se sobretudo de uma relação amorosa como qualquer outra heterossexual, não havendo nada que a desqualifique de qualquer outra relação,possuindo apenas como diferencial, duas pessoas do mesmo sexo.

Existe atualmente na justiça um grande avanço sobre a interpretação desse tema. Embora timidamente, alguns juízes estão reconhecendo como união estável a união homossexual duradoura, e com isso o casal homoafetivo passa a adquirir Direitos, ou seja, possuem nesse caso os mesmos direitos e obrigações que um casal heterossexual em igual situação possui (explanaremos logo mais). Nessa situação, aos casais homossexuais, é aplicado o mesmo regime de bens (partilha de bens) que a lei prevê para a união estável heterossexual.

COMO SABER SE UMA UNIÃO HOMOAFETIVA É ESTÁVEL OU NÃO.


A lei impõe alguns requisitos para uma união heterossexual ser reconhecida como estável ou não, e é no código civil ,em seu artigo 1723 , que são previstas essas condições, quais sejam:

“A convivência não adulterina nem incestuosa, duradoura, pública e contínua, de um homem e de uma mulher, sem vínculo matrimonial, convivendo como se casados fossem, sob o mesmo teto ou não, constituindo, assim, sua família de fato.”

Não obstante a lei prever que é a união entre homem e mulher, alguns juízes, como já mencionado, a estão aplicando em favor de pessoas do mesmo sexo, pois na Constituição Federal ( a lei mais forte que existe), em síntese, prever que “tudo que não é proibido é permitido” . Com base nessa premissa , nós advogados defensores da causa, estamos alegando que , como o código civil mencionou “Entre homem e mulher” e em momento algum proibiu pessoas do mesmo sexo, o juiz deve aplicar aos casais homoafetivos a mesma lei , bastando apenas fazermos algumas adaptações.Essa argumentação vem sendo aceita por alguns juízes

Então, para uma união homoafetiva ser considerada estável e ter com isso todos os direitos que a lei prevê para essa situação, devem preencher os seguintes requisitos previstos em lei.

1) A convivência não adulterina– Nesse caso, o casal homossexual, não pode estar vivendo outra união estável com outro(a) parceiro(a). Ou seja, se já vive uma relação estável com uma pessoa, não pode viver uma relação estável com outra, e se assim viver, uma delas é considerada estável e a outra adulterina. É o mesmo caso do casal heterossexual onde uma pessoa é casada, ela não pode casar com outra pessoa por ser impedida por lei, esse outro relacionamento é considerado adulterino.

2) Nem incestuosa- Obviamente não pode viver em união estável com seu irmão ou irmã, da mesma forma que irmãos heterossexuais não podem casar.

3) Duradoura, Pública e Contínua- A relação tem que durar há algum tempo considerável (a lei não prevê o prazo nem para os casos heterossexuais) ; todos tem que saber dessa relação(não pode ser às escondidas); e tem que ser contínua , se o casal rompeu o relacionamento diversas vezes e ficou separado por um tempo considerável, não pode ser classificada como união estável.

4) Convivendo como se casados fossem- Passam a impressão para a sociedade que são casados, dividem despesas,compram bens em conjunto, possuem ambições em comum, bem como tudo aquilo que passe a impressão que o relacionamento trata-se de um casamento.

5) Sob o mesmo teto ou não- Não precisam estar morando na mesma casa para ser declarada como estável a sua união, basta agirem como se casados fossem.

6) Passar a idéia que pretendem constituir uma família- Da mesma forma que um casal heterossexual é visto como família(mesmo sem ter filhos) , devem os casais homoafetivos passar a impressão que são uma família.

Preenchidos todos esses requisitos, com a ajuda de um advogado especialista em direito homoafetivo (não se aventure com advogados que não atuem nessa área), pode o casal homossexual, buscar que seja declarada pela justiça os efeitos da União estável ao seu relacionamento.

REGIME DE BENS APLICADO


Quando um casal heterossexual casa-se , pode ou não escolher um dos regime de bens disponíveis no ordenamento jurídico . No caso do casal não fazer nenhuma escolha em cartório ,a lei prevê que o regime a ser aplicado será o da “Comunhão parcial de Bens”.

No caso de União estável, como não há obviamente a opção de escolher o regime, pois não é uma união formalizada em cartório, a lei ,da mesma forma, prevê a aplicação do regime da “Comunhão parcial de bens”.

Como atualmente alguns juízes ,como já mencionado, estão reconhecendo União estável Homoafetiva ,para esses casais, da mesma forma que a União estável heterossexual, é aplicado o regime da COMUNHÃO PARCIAL DE BENS.

Um casamento regido por esse regime e uma união estável que também é regida por esse regime, possuem os mesmos direitos e obrigações previsto em lei. Então concluí-se que um casal homoafetivo declarado pela justiça como estável, terão os mesmos efeitos do casamento. Com os mesmo direitos e obrigações

DIREITOS E OBRIGAÇÕES DO REGIME DA COMUNHÃO PARCIAL APLICADO AOS CASAIS HOMOAFETIVOS


Bens comuns:

a) Na constância da união estável homossexual, os bens que o casal adquirir, pertencerão aos dois, independente de estar registrado no nome de apenas um deles.

b) Os bens adquiridos por fato eventual (exemplo:Loteria) mesmo que o outro não tenha contribuído com trabalho ou despesa.

c) Os bens herdados ou doados para ambos.

d) As benfeitorias em bens que um deles já possuía antes da união

e) Os frutos dos bens comuns,ou dos particulares de cada um recebidos na constância da união. Ou seja, valores que um deles receba,por exemplo, de alugueis de imóveis.

Não pertencerão aos dois:

a) Os bens que cada um já possuía antes da união ou os que receberem por doação,herança ou aqueles que adquiriram na troca por um bem que já possuía

b) As obrigações(dívidas,créditos etc) que cada um já possuía antes da união, é de obrigação apenas desse.

c) As obrigações de atos ilícitos é de responsabilidade apenas do causador, salvo se o parceiro foi beneficiado por esse ato. Nesse caso o parceiro por ter sido beneficiado também responderá.

d) Os bens de uso pessoal,livros e instrumento de profissão são de propriedade apenas desse, não pertencendo ao parceiro.

e) O que cada um receber como salário,pensões e outras rendas semelhantes pertencem a cada um.

Fora essas exceções , todos os bens ,como já mencionado, na constância da união homoafetiva pertencerão aos dois.

BENS MÓVEIS

Como roupas,jóias dentre outros ,presume-se que foram adquiridos na constância da união quando não se provar o contrário, nesse caso, pertencerão aos dois.

DÍVIDAS

As dívidas contraídas na administração dos bens comuns pertencerão aos dois, se for para a administração dos bens particulares pertencerá apenas aquele que contraiu a dívida.

ADMINISTRAÇÃO DOS BENS


Os dois podem administrar os bens conjuntamente, porém caso o juiz perceba que (após movido processo) um deles não está administrando corretamente, poderá decretar um deles como administrador integral dos bens do casal,mesmo que os bens estejam no nome do outro.

ALIMENTOS


No caso de separação, em sendo a união decretada como estável por um juiz, pode um convivente homoafetivo requerer pensão alimentícia para o outro. Podendo inclusive um deles ser preso por não pagar a pensão.

HERANÇA


Uma das maiores discussões sobre o tema, pois mesmo depois do casal homoafetivo ter vivido a vida inteira juntos e conquistado um patrimônio conjuntamente , no momento em que um deles falece, como em vários casos isso ocorre, a família tenta “tomar” a parte que cabe ao parceiro apenas pela união não ser formal. Mas com a aceitação da união estável por alguns juízes para os casais homoafetivos, no caso de um deles falecer, o outro teria resguardado a sua parte na herança caso a união seja declarada como estável.

MOMENTO PARA REQUER O RECONHECIMENTO DA UNIÃO ESTÁVEL HOMOAFETIVA


O(a) Homossexual que desejar ter reconhecida como estável sua união com seu(a) parceiro(a) , pode propor ação na justiça na constância da união , bem como depois dela. Ou seja, tanto faz estarem juntos ou já terem se separado.O reconhecimento pode ser a qualquer tempo.

Se reconhecida na constância da união,pode o casal evitar preocupações futuras como por exemplo garantir o direito do(a) seu(a) parceiro(a) no caso de morte.

Pode também após terem se separado, um dos parceiros requerer que o juiz reconheça a união como estável para que possa, por exemplo, requerer alimentos para o outro; Para que possa após o reconhecimento, ter a partilha dos bens.

Pode por exemplo, após o falecimento de um deles, requerer o reconhecimento para que possa garantir os seus patrimônios que lhe cabem na herança.

Esse é um tema que não tenho como esgotá-lo ,pois a leitura não se tornaria atraente por ser extensa, tentarei aos poucos pinçar um a um futuramente, bem como abordar outros temas.

Fiquem a vontade para perguntar, me colocado a disposição caso precisem de ajuda.

Ao povo de Deus

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Quarta-feira, 25 de Agosto de 2010
ELEIÇÕES 2010
Em carta a evangélicos Dilma defende família e diz que “uniões estáveis para as minorias” cabem ao Congresso
por Valmir Costa



DivulgaçãoDilma com o homofóbico senador Magno Malta (PR-ES) em uma carreata em Vitória (ES), no último dia 20

SÃO PAULO – A candidata à presidente da Repúblcia Dilma Roussef publicou um folheto de propaganda eleitoral direcionado a evangélicos que deixariam de votar nela por ser a favor da legalização do aborto e da união civil homossexual. Intitulado Carta Aberta ao Povo de Deus, o folheto traz “13 motivos para o cristão votar em Dilma Rousseff”.

Na carta aberta, após chamar os leitores de “meus amigos, irmãos e irmãs brasileiros”, Dilma conclama os evangélicos que querem um Brasil melhor e mais “perto da premissa do evangelho” que – segundo ela – “é desejar ao próximo aquilo que queremos para nós mesmos”.

A candidata cita os programas Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida como trabalhos do governo parecidos com os das igrejas evangélicas em nome da família. “Compreendemos como as igrejas, todas sem distinção de denominações cristãs, são importantes e necessárias neste projeto de apoio e resgate da família e da sociedade”, diz a carta de Dilma.

O tabu homossexual – Dilma Rousseff censura no seu texto a palavra “homossexual” ao se referir à união civil homossexual. Usa o termo “união estáveis para as minorias”, e diz que isso é responsabilidade do Congresso. "Cabe ao Congresso Nacional a função básica de encontrar o ponto de equilíbrio nas posições que envolvam valores éticos e fundamentais, muitas vezes contraditórios, como aborto, formação familiar, uniões estáveis e outros temas relevantes, tanto para as minorias como para toda sociedade brasileira", diz a candidata.

O folheto de propaganda eleitoral da petista ainda traz depoimentos, bem como fotos de líderes evangélicos como o bispo e deputado federal Manoel Ferreira (PR-RJ), o bispo fundador da igreja Sara Nossa Terra e deputado federal Robson Rodovalho (PP-DF) e – entre outros nomes – do deputado federal homofóbico membro da Assembleia de Deus Eduardo Cunha (PMDB-RJ), autor do projeto de lei autor do projeto PL-7382/2010, que pune a “discriminação a heterossexual”, uma espécie de antiprojeto de lei do PLC-122/06, que pune a homofobia no Brasil. ‘‘É inegável que o presidente Lula é, seguramente, um dos melhores presidentes (se não for o melhor), que tivemos ao longo da nossa história. Só por esse motivo, e sabendo que a Dilma foi o braço direito dele nesses oito anos, já me motivaria para isso”, diz o deputado Cunha.

O voto evangélico – Após os depoimentos dos evangélicos, um pequeno texto intitulado “Estudo Aponta que Metade do Eleitorado Brasileiro Será Evangélico em 2020”, mostra que “se o crescimento constatado entre 1991 e 2000 continuar, a população evangélica brasileira chegará a cerca de 55 milhões neste ano. Com esse crescimento, a igreja evangélica do Brasil alcançará 50% da população do país em 2020”. O estudo é do Serviço de Evangelização para a América Latina (Sepal).

Se a máxima “todo político é igual” valer para as questões dos direitos civis dos homossexuais, esta máxima está valendo. Exceto Plínio de Arruda Sampaio (PSOL-SP), os demais candidatos à presidência da República, seja José Serra (PSDB-SP) e Marina Silva (PV-AC), também utilizam esta mesma estratégia rocambolesca do escrever com a mão e apagar com o cotovelo. Todos os candidatos de olho nesse “filão” que é o “Povo de Deus” e seus aliados. Fica difícil acreditar em possíveis garantias para os LGBT com estes três políticos que, a cada dia, mostram mais como este país de laico não tem nada e de rabo preso tem um monte!

Temer é temeroso

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Segunda-feira, 23 de Agosto de 2010
ELEIÇÕES 2010
Temer é temeroso
Vice de Dilma Rousseff, Michel Temer diz ser a favor da união civil gay, mas “dos bons costumes” a evangélicos
por Valmir Costa



RIO DE JANEIRO – Michel Temer (PMDB-SP), candidato a vice-presidente de Dilma Rousseff (PT-RS), e líder do partido na Câmara dos Deputados, fez ontem, 22, uma visita de campanha a uma das Assembleias de Deus de Campo Grande, região metropolitana do Rio de Janeiro.

Na linha do politicamente correto, Temer disse que não gostava de misturar política com religião e que se sentia “constrangido em falar de política durante o culto”. Ora, mas a pergunta que não quer calar: mas o que ele fazia ali?

Na sua fala, Temer disse ser “a favor da vida e dos bons costumes”, sem especificar do que se tratava sua afirmação. O que se sabe é que a igreja evangélica é contra a união civil homossexual em nome dos “bons costumes”.

Quem acompanhava Temer era o deputado evangélico Eduardo Cunha (PMDB-RJ), autor do projeto |PL-7382/2010, que pune a “discriminação a heterossexual”, um projeto de lei que faz chacota ao PLC-122/06, que pune a homofobia no Brasil.

Cunha salientou que Temer ajudou na aprovação da Lei Geral das Religiões, cujo relator foi o próprio Cunha, que deu caráter de urgência para aprovação da lei. Aprovada em 27 de agosto do ano passado, a Lei Geral das Religiões foi um acordo entre católicos e evangélicos ratificado entre o governo brasileiro e o Vaticano. O acordo entre o governo e o Vaticano criaria o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil. A Lei Geral das Religiões foi exatamente um plágio do estatuto, modificando apenas do termo “Igreja Católica” por “Instituições Religiosas”.

Arrumadinho nada laico – A bancada evangélica alegou que o estatuto priorizaria a religião da Santa Sé. No arrumadinho nada laico com o Congresso Nacional, a lei assegura a isenção de impostos, a proteção do patrimônio (leia-se dinheiro recolhido dos fieis, imóveis, entre outros) e aos locais de culto, o ensino religioso nas escolas, bem como pregações aos enfermos em hospitais e assistência social, além de uso de símbolos, imagens e objetos religiosos. O único partido a votar contra o projeto foi o PSOL.

Servo de Deus – O coordenador evangélico do PT Manuel Ferreira foi quem apresentou o candidato aos fiéis, dizendo que Temer era um servo de Deus. “Com muita alegria apresento a vocês um homem que conheço há mais de 30 anos. É um homem público, um deputado federal que tem grande influência neste país. Ele valoriza a vida, a família e a fé”, disse Ferreira. “Quero louvar a Deus pela oportunidade de conhecê-lo”, disse Temer depois do seu discurso agradecendo a acolhida de Manuel Ferreira.

Casamento gay – No debate entre os candidatos a vice-presidentes realizado no último dia 18, Temer se disse favorável à união civil, e que casamento entre pessoas do mesmo sexo, é uma “terminologia é equivocada”. “Trata-se de uma relação de natureza civil. Então, diante da nova realidade social do mundo, precisamos ter uma legislação que faça o reconhecimento dessa relação civil. Se as pessoas vão casar, se vão fazer solenidade, não importa”, disse Temer.

_____________________

NOTA MundoMais – Não é de hoje que o PMDB comanda e manda no Brasil. É o maior partido brasileiro e não quer largar o osso por nada. É o partido que dança conforme a música. Aliado do PSDB de Fernando Henrique Cardoso, o partido não fez nada pelas causas políticas dos homossexuais. Aliado do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o partido só reafirmou sua postura diante dos LGBT no que fez no governo de Fernando Henrique.

Agora concorrendo à vice-presidência da República, e com os indicadores das pesquisas eleitorais – que apontam Dilma Rousseff como presidenta do Brasil – resta saber a quem Michel Temer vai querer agradar. A priori, ele só agradou aos católicos e aos evangélicos com o apoio à Lei Geral das Uniões. Resta saber se ele – como vice-presidente e líder do maior partido do Brasil com representantes no Congresso – vai se “sentir constrangido” em falar (e aprovar) algo das causas dos direitos civis dos LGBT. Enquanto isso, Temer acende uma vela para Deus e para o Diabo sem distinguir quem é quem.

Tem beijo gay na propaganda eleitoral. Veja

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dois rapazes se beijam em propaganda eleitoral do PSOL. Assista aqui



Se as emissoras de TV relutam em exibir cenas de beijo gay no horário nobre, a propaganda política, quem diria, vem preencher esta lacuna. Em um vídeo da campanha do PSOL, dois rapazes trocam um singelo beijo, como você pode conferir logo abaixo. A intenção da peça publicitária é exibir a diversidade e a pluralidade muitas vezes deixada de lado por meios de comunicação. O vídeo é uma produção da Realejo Filmes.

Vale lembrar que o PSOL é o partido de Plínio Arruda Sampaio, único candidato à presidência da República a assinar o termo de compromisso com os LGBT proposto pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transgêneros.

"A religião é um atraso na luta contra a homofobia", diz representante da UNAIDS Brasil

Por Marcelo Hailer 18/8/2010 - 19:21



Jaqueline Côrtes é a representante do Brasil na UNAIDS, braço da ONU (Nações Unidas), que cuida dos assuntos relacionados a Aids/HIV. Em sua palestra, realizada durante os eventos do Rainbow Fest - evento do Orgulho LGBT da cidade de Juiz de Fora (MG) -, iniciou sua fala afirmando que há "avanços" na luta contra a Aids.

"Em 94 nós íamos a cinco velórios de amigos por semana por conta da Aids, hoje leva anos ou nem chega lá", disse Jaqueline. Em seguida, a ativista ironizou a posição daqueles que ainda teimam em dizer que a Aids é uma doença gay.

Ainda sobre o tratamento, a ativista disse que o maior desfio é acabar com estigma em torno do HIV. "Hoje o tratamento da Aids é como o da diabetes, com o agravante de todo o estigma que carrega".

Posteriormente, Jaqueline disse que, apesar do longo caminho que há para se percorrer no combate a Aids, atenta para o fato de que hoje a palavra gay ser dita na ONU é um avanço. "É um avanço, hoje, na ONU se falar a palavra gay, travesti. Imaginem como é tratar destes assuntos com o bloco dos países fundamentalistas".

Sobre a questão da religião e fundamentalismo, Jaqueline Côster traçou um paralelo a respeito da postura dos países homofóbicos ao redor do mundo. Para melhor exemplificar, relatou a história de quando a França propôs que vários países emitissem uma declaração conjunta contra a homofobia. "A aliança dos países árabes conseguiu obstruir essa carta. Infelizmente, outros países os seguiram". Para a ativista, a questão religiosa "é um atraso na luta contra a homofobia no mundo".

Durante a palestra, Jaqueline foi questionada se a ONU não pode interferir para que jovens gays não sejam enforcados ou apedrejados no Irã. A ativista disse que não, devido ao órgão ser diplomático e não se "intromete" na política dos países. "Porém, nós levantamos todos esses problemas, levamos à imprensa e criamos uma situação de crise, para a partir daí conseguir aliados e tentar mudar certas realidades", concluiu.

Quem é contra Direitos Iguais?

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

No Encontro de Blogueiros Gays que rolou neste sábado no Sonique fomos 24 homens (e 1 mulher) discutindo sobre temas referentes à causa. Grupo de gente inteligente- e gay- conversando sempre rende alguma coisa boa.

Entre elas, decidimos iniciar aqui uma campanha por Direitos Iguais, usando o logo da Human Rights Campaign americana, com uma tropicalização nas cores. Muito simples: difundir o símbolo de igual para divulgar a luta pela igualdade de direitos. Mais do que casamento e adoção estamos falando na real equiparação de direitos de todos os cidadãos no Brasil.

Religiosos e conservadores podem ser contra casamento, alegando motivos religiosos e com isso aumentando a confusão entre religião e direitos civis.

Mas se a questão for colocada como ela realmente é, difícil alguém ser contra a igualdade de direitos.

A sugestão é fazer adesivos, camisetas, inserir em posts na internet, viralizar essa idéia.
Copie essa imagem e saia distribuindo por aí...


Mexico aprova adoção por casais gays

Por Redação 17/8/2010 - 19:47

Notícia boa para a comunidade homossexual do México. A suprema corte aprovou ontem a adoção de menores de idade por casais gays no Distrito Federal, a Cidade do México, capital do país.

Durante a sessão, nove juízes do tribunal respaldaram a constitucionalidade da medida, enquanto outros dois rejeitaram a proposta. Guillermo Ortiz Mayagoitia, presidente do Supremo mexicano, e Salvador Aguirre Anguiano, foram os juízes que se opuseram à adoção.

Para eles, o casamento era uma instituição anterior à existência da Constituição mexicana e une "permanentemente" um homem com uma mulher para "procriar", o que se torna impossível com as adoções para casais do mesmo sexo.

Já os juízes que votaram a favor alegaram que o que há na Constituição mexicana é um compromisso com a defesa da família, independentemente da forma. Os juízes consideraram discriminatórios que famílias formadas por pessoas do mesmo sexo não tivessem os mesmos direitos que as heterossexuais a respeito das adoções, por isso, a medida foi aprovada.

Tratamento hormonal promete evitar que bebês sejam gays

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Método gerou polêmica entre ativistas



Ativistas de defesa dos homossexuais nos Estados Unidos estão protestando contra um tratamento que promete impedir que bebês do sexo feminino nasçam homossexuais.

O método consiste em tomar uma pílula no pré-natal contra a hiperplasia adrenal congênita ou a genitália ambígua. O medicamento, segundo os médiso responsáveis, reduz a chance de um bebê do sexo feminino com o transtorno seja gay.

Os pesquisadores já estão chamando o método de "engenharia para a orientação sexual". O National Center for Lesbian Rights, além de endocrinologistas pediatras criticaram o uso dessa pílula.

Uma das opositoras radicais do tratamento é a médica Alice Dreger, professora da Universidade Northwestern. Ela considerou o método um passo em direção à "engenharia no útero da orientação sexual".

"A maioria dos médicos fala sobre esse tratamento como prevenção da genitália ambígua" disse Derger à reportagem do jornal "The Los Angeles Times". "Outros sugerem que você deva evitar a homossexualidade, se puder. Mas ser gay ou lésbica não é uma doença e não deve ser tratado como tal" ressaltou a professora.

A hiperplasia congênita da supra-renal atinge 1 em cada 15 mil crianças. Ela é provocada por um defeito na enzima 21-hidroxilase. Logo depois de nascer os bebês podem adoecer por causa da perda de sal através da urina. Também ocorre uma deficiência do hormônio cortisol, que pode causar problemas cardíacos e um aumento dos hormônios andrógenos produzidos pelas glândulas supra-renais.

Nos casos mais graves, as meninas nascem com órgãos masculinos e tendo ainda ovários e útero.

da Redação com informações do jornal "The Los Angeles Times"

Religião e Política

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Por *Márcio Retamero 13/8/2010 - 14:01



Religião e política não se misturam nem se discute! Correto? Não, errado! Nunca foi tão importante falar sobre religião e política no nosso país, uma vez que as duas coisas têm andado de mãos dadas faz tempo. Por isso, os quatro últimos artigos publicados nesta coluna que é sobre religião, vêm refletindo sobre a "política teológica" ou a "teologia política" brasileira.

O tema Religião e Política é complexo e pode ser abordado de diferentes pontos de vista, como das ciências sociais ou da teologia. Do ponto de vista das ciências sociais, como afirma o Dr. Francisco de Aquino Júnior no seu artigo "Teologia e Política", publicado em 2008 na Revista de Estudos da Religião: "poderíamos tratar, por exemplo, das relações históricas dos crentes e suas igrejas/religiões com os diversos grupos sociais e forças políticas da sociedade; da função ideológica (alienante ou libertadora) da religião; da especificidade e eficácia da linguagem religiosa tanto na configuração das relações sociais, quanto na legitimação do poder político; da postura das igrejas/religiões nos processos de transformação social e de reestruturação do poder político ou das formas de governo; etc."

Segundo Aristóteles, o ser humano é um "animal político", sendo assim, os crentes, de qualquer religião, permanece um animal político e, como grupo social, tem direito à representação na sociedade organizada, ou seja, é legítimo que os religiosos, fundamentalistas ou não, tenham representação nos poderes constituídos de um determinado país democrático.

Já apontei em outros textos que a bandeira do Estado Laico, no Brasil, foi levantada pelos protestantes brasileiros, no final do Império, quando a religião cristã de matriz católica romana era a religião oficial do Estado. Naquela época, fins do século XIX, as igrejas dos evangélicos não podiam ter a fachada de igreja, como também não podiam fazer proselitismos religiosos em público, tampouco cultos ao ar livre. Diante dessa situação, os pastores e o povo protestante iniciaram uma luta no poder legislativo de então, pelo Estado laico.

Estado laico não é sinônimo de Estado ateu. Estado laico é aquele que, não professando uma fé religiosa específica, garante, democraticamente, a liberdade de culto de toda e qualquer religião. Garante a liberdade de consciência de seus cidadãos em suas escolhas em matéria religiosa. Estado laico é o Estado democrático, onde todos e todas têm garantida a liberdade da livre expressão, de representação política, e também de professar uma fé.

A representação política de uma ala da igreja evangélica chamada de "fundamentalista" tem crescido exponencialmente no Brasil desde os fins da década de oitenta. São inúmeras as teses e dissertações de mestrado e doutorado nas universidades brasileiras, que analisam o fenômeno social e político das igrejas evangélicas no Brasil, principalmente a vertente chamada neopentecostal. A maioria dessas teses afirma que se configura, no Brasil, via igreja neopentecostal, uma força política de caráter conservador e retrógrado, que resiste ao processo de laicização do Estado brasileiro, através da representação política, principalmente na área do legislativo.

Desta postura atual deste grupo social chamado neopentecostal, podemos afirmar que tais igrejas não são como as igrejas históricas, essas ainda defensoras do Estado laico. Tais igrejas históricas se uniram, meses atrás, para se manifestarem em relação ao Acordo Brasil Vaticano, assinado na gestão do governo Lula, tomando a postura de desacordo com o governo e chamando tal Acordo Brasil Vaticano, de concordata. Depois de anos, os protestantes históricos se lembraram da bandeira do Estado laico, e a hastearam nos seus arraiais.

Ao contrário, ouvimos das igrejas neopentecostais, de caráter fundamentalista, não um veemente desacordo com o governo, mas um pedido de que este fizesse um acordo nos mesmos moldes com a ala evangélica brasileira, pedindo isonomia. O que eles esqueceram é que o Vaticano é um Estado!

Esta ala evangélica que só faz crescer tanto em número de membros como em número de representação política nos poderes constituídos do Brasil, há muito promove uma campanha, cujo lema é "O Brasil é do Senhor Jesus". Tal discurso visa não apenas o acréscimo do rebanho através de propagandas religiosas e programas nos canais de comunicação (a isso damos o nome de proselitismo), como também aponta o objetivo político desse grupo, que não se resume em colocar um seu representante no Palácio do Planalto, mas legislar de acordo com o que eles pensam que é "a vontade de Deus, segundo a Bíblia".

Resulta daí as posições políticas de seus representantes, como os senadores Magno Malta e Marcelo Crivella, além dos deputados e deputadas da Frente Parlamentar Evangélica, cuja maioria são membros ativos nas tais igrejas neopentecostais fundamentalistas. Esses são os que votam contrário às demandas políticas de determinados grupos sociais, como os LGBTs, além de traçar alianças com outros grupos políticos não religiosos, mas tão conservadores e retrógrados quanto eles, a fim de impedirem o processo de cidadania plena e isonomia de direitos civis aos LGBTs. São esses que também impedem a retirada de símbolos religiosos nas repartições públicas brasileiras, a laicização da educação nas escolas públicas, defendendo veementemente a educação religiosa nas escolas, além de impedirem certos direitos pleiteados pelas mulheres ou pelos grupos sociais feministas, como o direito ao aborto.

As relações políticas deste grupo com os grupos sociais e forças políticas que representam uma corrente que poderíamos denominar de libertadora ou libertária (homossexuais, MST, feministas, negros, etc.) é de antagonismo político no cenário social. Portanto, os LGBTs não são os únicos alvos dos grupos sociais religiosos fundamentalistas, mas todos os que representam o ideal libertário, que essa força social retrógrada e conservadora se opõem.

Os religiosos fundamentalistas possuem um projeto político bem claro, que vem sendo orquestrado com muita competência por eles, pois é notável o crescimento da representação política desse grupo social. Eles possuem muito dinheiro (não nos esqueçamos que os dízimos e as ofertas recolhidas pelas igrejas não são taxadas, bem como seus prédios e templos) recolhido entre seus fiéis; possuem força política, pois só faz crescer o número de adeptos (cada adepto é um eleitor em potencial); além de inúmeras concessões (concedidas pelo Estado) de TV e rádio.

Segundo as estatísticas recentemente publicadas pela revista Veja, a porcentagem de cidadãos e cidadãs evangélicas no Brasil está na casa dos 25% da população. Dentro desses 25%, a maioria se encontra na ala fundamentalista neopentecostal e uma minoria nas igrejas históricas, essas também retrógradas e conservadoras, porém, advogam o Estado laico.

Diante deste quadro, como os LGBTs podem fazer resistência? Como ampliar a luta política, angariando vitórias nos poderes judiciário, legislativo e executivo? Se for correto o indicador que diz que 10% da sociedade são de LGBTs, perdemos numericamente por sermos minoria. Qual é a saída?

Como apontei acima, os LGBTs não são os únicos alvos dos grupos fundamentalistas, mas todos os que representam a força social que chamamos libertária. Encontram-se neste grupo feministas, negros, sem terra, indígenas etc. Se eles são 25% da população, quanto seria a porcentagem dos seus opositores? A saída, pelo menos uma delas, vem daí, da união dessas forças políticas libertárias, da ação política em conjunto dessas forças, capazes, de fazer frente ao grupo social antagonista, os fundamentalistas religiosos.

Somente a união dessas forças é capaz de parar o processo célere dos fundamentalistas evangélicos! É preciso união para, no campo político, vencermos o inimigo.

A primeira ação política que deveríamos engendrar contra esse grupo, é a abertura das caixas pretas deles, sua contabilidade. Recentes escândalos dão conta de quão sombria é essa área nas ditas igrejas neopentecostais fundamentalistas. Denúncias de lavagem de dinheiro e relações com o narcotráfico aparecem, somem e reaparecem nos noticiários. É visível o enriquecimento não apenas de líderes e pastores representantes desta ala fundamentalista (aviões, mansões de luxo, terras, gado, etc.), como também o poder de arrecadação monetária de seus ministérios. Eles agem como "intocáveis", pois então, está na hora, aliás, passou da hora de um pente fino em suas finanças.

Resta saber se os excluídos e marginalizados sociais se unirão, compondo uma força social e política capaz de fazer frente ao grupo político representante dos fundamentalistas religiosos. O placar deste jogo nos mostra que eles estão ganhando e ganharão no fim desta partida, caso o time dos excluídos não trabalhar em conjunto, visando nada além da vitória.

Marx e Engels em 1848 publicaram um manifesto e terminaram-no pedindo a união do proletariado. Estou longe do gênio de ambos e este meu texto longe está da importância, elegância e estilo daquele publicado no século XIX, contudo, termino o meu texto, manifesto mal escrito e desimportante, parafraseando-os: excluídos e marginalizados do Brasil: uni-vos!

* Márcio Retamero, 36 anos, é teólogo e historiador, mestre em História Moderna pela UFF/Niterói, RJ. É pastor da Comunidade Betel do Rio de Janeiro - uma Igreja Protestante Reformada e Inclusiva -, desde o ano de 2006. É, também, militante pela inclusão LGBT na Igreja Cristã e pelos Direitos Humanos. Conferencista sobre Teologia, Reforma Protestante, Inquisição, Igreja Inclusiva e Homofobia Cristã. Seu e-mail é: revretamero@betelrj.com.

Comprometidos

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Quinta-feira, 12 de Agosto de 2010
ELEIÇÕES 2010
Comprometidos
ABGLT divulga lista parcial de candidatos que assinaram compromisso com as causas dos homossexuais
por Redação MundoMais
Ilustração50 candidatos assinaram o termo de compromisso da ABGLT



SÃO PAULO – A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) divulgou nesta quinta-feira, 12, a lista parcial de candidatos que assinaram o termo de compromisso Voto contra a Homofobia, Defendo a Cidadania, elaborado pela Associação, em 29 de julho. A lista parcial conta com 50 assinaturas.

Dos candidatos ao posto de presidente, Plínio de Arruda Sampaio (PSOL-SP) foi o único a assinar. Já candidato ao Senado, o ex-governador do Paraná Roberto Requião (PMDB-PR) – que tem um histórico de comentários aloprados com os homossexuais – foi o único a assinar.

Já ao posto dos governos estaduais, os candidatos Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), José Maranhão (PMDB-PB) e Paulo Búfalo (PSOL-SP) assinaram o termo de compromisso. Quanto aos deputados federais totalizam, este número é de 25 e 20 de candidatos a deputados estaduais.

De todos que assinaram, sete são assumidamente gays, uma é travesti e 42 aliados ou simpatizantes às causas LGBT. Nenhuma lésbica assinou até agora. Uma das reivindicações do termo de compromisso da ABGLT é em defesa do Estado laico, no qual não há nenhuma religião oficial, as manifestações religiosas são respeitadas, mas não devem interferir nas decisões governamentais.

Projetos de lei – No Legislativo, a campanha pede o compromisso com a apresentação e aprovação de projetos de lei que promovam os direitos das pessoas LGBT, com ênfase no combate à discriminação, o reconhecimento legal das uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo, e o uso do nome social de travestis e transexuais. Já no Executivo, a ABGLT quer que os políticos se comprometam com a implementação das decisões da 1ª Conferência Nacional LGBT e das Conferências Estaduais LGBT (2008). Veja a lista dos candidatos que assinaram:

Presidência da República
Plínio Arruda Sampaio PSOL 40

Senado
UF Nome Partido Nº
PR Roberto Requião PMDB 151

Câmara dos Deputados
UF Nome Partido Nº LGBT/Aliado(a)
BA ED Brasil PPS 2323 Aliado
GO Marina Sant’Anna PT 1314 Aliada
MG Nilmário Miranda PT 1331 Aliado
MG Osmar Rezende PV 4324 G
MG Sander Simaglio PV 4363 G
PB Luiz Couto PT 1345 Aliado
PB Socorro Pimentel PT 1353 Aliada
PR Dr. Rosinha PT 1313 Aliado
RJ Gabriela Leite PV 4301 Aliada
RJ Jean Wyllys PSOL 5005 G
RJ Renato Cinco PSOL 5055 Aliado
RJ Vladimir Palmeira PT 1351 Aliado
RS Paulo Pimenta PT 1307 Aliado
RS Roberto Seitenfus PSOL 5070 G
SC Leonel Camasão PSOL 5050 Aliado
SE Iran Barbosa PT 1390 Aliado
SP José genoino PT 1313 Aliado
SP Iara Bernardi PT 1310 Aliada
SP Ivan Valente PSOL 5050 Aliado
SP Mara Gabrilli PSDB 4517 Aliada
SP Mateus Novaes PSOL 5095 Aliado
SP Maurício Costa PSOL 5013 Aliado
SP Paulo Teixeira PT 1398 Aliado
SP Renato Simões PT 1366 Aliado
SP Sargento Fernando Alcântara PSB 4010 G

Governador
UF Nome Partido Nº
BA Geddel Vieira Lima PMDB 15
PB José Maranhão PMDB 15
SP Paulo Búfalo PSOL 50

Assembleias Legislativas
UF Nome Partido Nº LGBT/Aliado(a)
AM Samara Soares PCdoB 65024 Aliada
BA Almir Melo PMDB 15555 Aliado
BA Lula Maciel PT 13800 Aliado
BA Marcelino Galo PT 13140 Aliado
BA Vânia Galvão PT 13133 Aliada
DF Alex Alves PDT 12789 Aliado
DF Julio Cárdia PV 43024 G
DF Michel Platini PT 13021 G
MG Labenert Mendes PT 13107 Aliado
MT Kiko (Odorico Ferreira Cardoso Neto) PT 13613 Aliado
PB Fernanda Benvenutty PT 13222 T
PB Socorro Brito PT 13135 Aliada
PR Fábio Camargo PTB 14014 Aliado
PR Professor Lemos PT 13013 Aliado
PR Tadeu Veneri PT 13131 Aliado
RJ Leonardo Giordano PT 13130 Aliado
SC Willian Conceição PSOL 50050 Aliado
SP Carlos Giannazi PSOL 50789 Aliado
SP Eduardo Amaral PSOL 50740 Aliado
SP Ibraim PMDB 15100 Aliado

Como esquecer

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Quarta-feira, 11 de Agosto de 2010
TEASER
Como esquecer
Divulgado teaser do filme “Como Esquecer”, no qual Ana Paula Arosio e Murilo Rosa interpretam homossexuais
por Valmir Costa



Divulgação: Ana Paula Arosio e Murilo Rosa no filme Como Esquecer

SÃO PAULO – Foi divulgado o teaser do filme Como Esquecer, protagonizado por Ana Paula Arósio, que faz a professora de Literatura Inglesa homossexual Júlia, que – depois de dez anos em um relacionamento – tenta se reerguer e encontrar um novo amor.

Como amigo gay fiel, ela tem Hugo, interpretado pelo ator Murilo Rosa, e a amiga heterossexual Lisa, interpretada por Natália Lage. Eles vão morar na mesma casa e constituirão uma espécie de nova família.

Na trama, ambientada em Pedra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, Júlia passa a nutrir uma paixão platônica pela sua aluna Carmem (Bianca Comparato), mas será arrebatada pela paixão avassaladora de uma lésbica mais madura, Helena, interpretada pela atriz Arieta Correia.

O drama afetivo do personagem Hugo também envolve uma separação, porém involuntária. Seu namorado morre vitimado por um câncer. No entanto, ele encontra Nani, interpretado pelo ator Pierre Baitelli, com quem vive um novo amor.

Cena de masturbação – Algumas cenas do filme foram feitas em Londres. Uma delas mostra Ana Paula Arosio se masturbando. Da diretora Malu Di Martino, o filme é baseado no livro Como Esquecer: anotações quase inglesas (2003), de Myriam Campello. Como esquecer estreia nos cinemas do Rio de janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Recife no dia 10 de outubro. Depois seguirá para outras capitais e cidades do interior.Mais informações sobre o filme você pode encontrar no blog oficial clicando AQUI. Veja o teaser:



Igreja gay celebra no fim de semana quatro anos em SP

Igreja da Comunidade Metropolitana comemora no fim de semana seus quatro anos
ICM-SP

A super inclusiva Igreja da Comunidade Metropolitana de São Paulo (ICM-SP), liderada pelo reverendo Cristiano Valério, vai celebrar no próximo fim de semana com muito louvor e alegria seus quatro anos de vida na capital paulista. A programação rola nos próximos sábado, 14, e domingo, 15, na sede da ICM São Paulo, na Rua Sebastião Pereira, n° 231 - Santa Cecília.

A festa de aniversário começa às 19h do sábado, com uma noite especial de louvor e adoração onde será feita ainda uma retrospectiva desses quatro anos de vida da igreja. Já no domingo, às 18h, será realizado o Culto Solene de Ação de Graças pelos quatro anos da ICM São Paulo.

A comemoração vai contar ainda com as participações especiais do Grupo de Louvor da ICM Betel e do reverendo Márcio Retamero do Rio de Janeiro. Todo mundo está convidado. Mais informações pelo telefone (11) 2737-3998 ou no site www.icmsp.org.

Candidata ao Senado pelo PSDB diz que gays podem ser doentes

Maria de Lourdes Abadia manifestou ser contra casamento de homossexuais

Para candidata, gays podem ser doentes



Candidata do PSDB ao Senado Federal, a ex-governadora da capital Maria de Lourdes Abadia declarou, no evento organizado pelo Conselho de Pastores Evangélicos no DF, que é contra o casamento de pessoas do mesmo sexo, mas que não discrimina gays, pois eles podem ser doentes.

“Somos contra o aborto e a união de homossexuais. Mas não vamos discriminar essas pessoas porque, às vezes, isso pode ser caso de doença. Vamos valorizar a família cristã”, disse Maria de Lourdes, cuja informação foi veiculada no jornal Correio Braziliense.

Só vale lembrar que a política quase teve a candidatura barrada pela lei do Ficha-Limpa, uma vez que possuía débito com a Justiça Eleitoral, pela capitação ilícita (compra) de votos em 2006. Esse, sim, é um exemplo para a família, né?

LGBT ninja

Quarta-feira, 11 de Agosto de 2010
DEFESA PESSOAL
LGBT ninja
A Escola Jovem LGBT terá aulas de defesa pessoal para homossexuais se defenderem de homofóbicos
por Redação MundoMais




CAMPINAS (SP) – Essa notícia é ninja! É que a Escola Jovem LGBT, que funciona no Grupo E-Jovem de Campinas (E-camp), volta das férias com uma novidade no seu projeto pedagógico. A partir deste sábado, 14, os alunos terão aula de defesa pessoal LGBT.

O curso será ministrado pelo professor de ninjutsu Paulo Claro, que aceitou a solicitação do diretor da Escola Jovem LGBT Deco Ribeiro a ser voluntário. Segundo o professor, muitos atacam os homossexuais porque esperam uma fragilidade deles, como fazem com as mulheres.

Nas aulas de defesa pessoal, o professor dará dicas de como os alunos podem – em caso de agressão física homofóbica – imobilizar e desarmar o xexelento e desalmado do agressor uó. "O que vamos ensinar é como escapar de agarramentos, como impedir de ser agredido e como controlar o nervosismo”, conta Claro.

“Se nós mesmos não nos cuidamos, quem cuidará?” É o que questiona Deco Ribeiro. Segundo ele, o mais importante no curso é dar orientações aos alunos LGBT como não caírem em enrascadas. “Essa formação é essencial para esses jovens gays e travestis que, muitas vezes, passam a noite toda na rua, vulneráveis a toda sorte de homofobias”, diz. O curso é gratuito e será oferecido todo sábado, das 10h às 12h, na Escola Jovem LGBT.

Desde março – Em funcionamento desde março deste ano em Campinas, a 93 quilômetros de São Paulo, a Escola Jovem LGBT também dará sequência aos cursos de Expressão Gráfica (Criação de Fanzines), Expressão Artística (Dança) e Expressão Cênica (WebTV). Estes cursos também são gratuitos.

Serviço:
Escola Jovem LGBT, Rua José Camargo, 382 - Nova Europa – Campinas (SP); Fone: (19) 3307-3764; E-mail: escola@e-jovem.com; Site: www.e-jovem.com

Chilique evangélico

SOROCABA
Chilique evangélico
Vereadores evangélicos de Sorocaba (SP) dizem que moção contra homofobia incita “orgias nas ruas”
por Redação MundoMais


Reprodução: Os vereadores pastores Carlos, Neuza, Irineu e Luis Santos


SOROCABA (SP) – Quatro vereadores evangélicos deram chilique na sessão de ontem, 11, na Câmara dos Vereadores de Sorocaba, cidade localizada a 95 quilômetros de São Paulo, por conta da moção “Vote contra a Homofobia e Defenda a Cidadania”, apresentada pelo vereador Izídio de Brito (PT-SP). O mote da moção é da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) para as Paradas de todo o Brasil.

A proposta da moção é discutir um determinado assunto para uma possível votação na legislatura no futuro. No entanto, os vereadores evangélicos Carlos Cezar da Silva (PSC-SP), Neusa Maldonado (PSDB-SP), Irineu Toledo (PRB-SP) e Luis Santos (PMN-SP) empunharem a bíblia na casa legislativa e dizerem que a moção incita a colocar “orgias nas ruas”, conforme informou o Jornal Cruzeiro do Sul.

O vereador Carlos Cesar, que é pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ), foi o primeiro a se manifestar. “Não posso compactuar. Isso não é de Deus”, disse. Ele chegou a ler um trecho bíblico de do livro Romanos. Já a vereadora Neusa Maldonado, que também é pastora, mas da Igreja Agnus criticou os programas de TV que mostram homossexuais, e disparou: “Esse tipo de apoio vai colocar mais orgias nas ruas”.

Vítimas – O vereador Irineu Toledo, que também divide suas funções legislativas como pastor da Igreja Universal de Deus (IURD) atacou a proposta colocando os evangélicos como vítimas. “Eu fico pensando: por que as pessoas não aceitam nossa fé? Eu sou testemunha das perseguições que enfrentamos. O que eu não consigo compreender é porque uma pessoa que adotou outra opção sexual não o faz para ela própria. Quando nós expressamos estamos sujeitos a serem punidos por cometer homofobia”, dissimulou.

Luis Santos, também pastor, só que da Assembleia de Deus, também colocou os evangélicos como vítima de perseguição. “O segmento mais descriminado não é o negro; não é o homossexual. É o evangélico. Nós hoje temos que pedir permissão para fazer nosso trabalho em praça pública”, disse o cotadinho “perseguido”.

Duas horas depois – O bate-boca durou cerca de duas horas. No entanto, a moção foi aprovada por 16 votos contra quatro (o dos perseguidos evangélicos). Estes tiveram também de ouvir um sermão. Ele foi dado pelo vereador Anselmo Neto (PP-SP). Segundo ele, a discussão deve ser feita no âmbito político e não no religioso.

“A Constituição é clara ao dizer que todos são iguais perante a lei. Temos que deixar o campo religioso; as pregações para os cultos. Aqui é lugar de debate político. Aliás, se for para esse lado, saibam que as grandes desgraças da humanidade foram feitas por heterossexuais e não por homossexuais. Temos que acolher a todos. Além disso, o que está na discussão é a moção que apoia o lema do evento, que destaca o voto contrário a homofobia”, argumentou Anselmo Neto. Falou e disse!

LEI DO PRECONCEITO

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Marinheiro é demitido por fotos do namorado no celular

Norma do ´Don´t Ask, Don´t Tell` foi aplicada




Apesar da promessa e mobilização do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de relaxar e tentar acabar com a norma do "Don´t Ask, Don´t Tell", que proíbe militares gays de servir, não é o que se vê na prática.

Mais uma história de demissão de um militar gay veio à tona. O marinheiro Jarod McIntosh denunciou que foi afastado da Marinha depois que encontraram fotos íntimas dele com o namorado no celular.

Tudo aconteceu depois que o marinheiro fez fotos com o celular de uma área restrita de um submarino. O comando do batalhão dele vasculhou os arquivos do celular e encontrou imagens "muito pessoais" do marinheiro com o seu namorado.

"Então me informaram que eu estava demitido. Claro que eu fiquei destruído por essa informação" contou Jarod. "Meu comandante foi claro que não se importava com a minha orientação. Fui para o Conselho de Administração e eles decidiram" explicou ainda.

da Redação via Queerty

"O casamento gay vai levar a humanidade à extinção", diz sobrinha de Martin Luther King

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Por Redação 9/8/2010 - 14:11




Alveda King, sobrinha do ativista pelos direitos negros Martin Luther King, participou de um comício antigay no último final de semana. Em sua fala, Alveda declarou que o casamento entre pessoas do mesmo sexo vai levar a humanidade à "extinção" e ainda o chamou de "genocídio".

No evento, que aconteceu no ultimo sábado (07/08), em Atlanta, Alveda King ressaltou o seu compromisso para os "casamentos fortes" e citou exemplos de familiares seus, como por exemplo, o seu tio e a "sua encantadora esposa".

O curioso é que a viúva de Martin Luther King, Coretta Scott King, fez um discurso favorável ao casamento gay em 1996 e também foi madrinha do dia do Orgulho Gay de Atlanta, no mesmo ano. Coretta faleceu em 2006.

ABGLT quer que políticos que se dizem favoráveis aos LGBT assinem documento de compromisso

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Quinta-feira, 05 de Agosto de 2010
ELEIÇÕES 2010
Comprometa-se!
por Redação MundoMais
IlustraçãoA campanha é focada no Executivo e no Legislativo




SÃO PAULO – Com o lema Voto contra a Homofobia, Defendo a Cidadania, a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) começou uma campanha na qual os políticos que dizem defender os LGBT assinem um termo de compromisso ratificando o que dizem.

Segundo o presidente da ABLGT Toni Reis, este compromisso poderá fazer a diferença para estes segmentos da população no Legislativo e no Executivo no período de 2011 a 2014.

“Queremos que os eleitos sejam assumidamente defensores dos direitos humanos da comunidade LGBT. Somos o único grupo social vulnerável que não tem nenhuma lei a nosso favor aprovada pelo Congresso Nacional”, afirma Reis.

No Legislativo, a campanha pede o compromisso com a apresentação e aprovação de projetos de lei que promovam os direitos das pessoas LGBT, com ênfase no combate à discriminação, o reconhecimento legal das uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo, e o uso do nome social de travestis e transexuais. Já no Executivo, a ABGLT quer que os políticos se comprometam com a implementação das decisões da 1ª Conferência Nacional LGBT e das Conferências Estaduais LGBT (2008).

Cidadania LGBT – Além disso, quer a criação de coordenadorias de políticas para LGBT. Com isso, promover a cidadania e direitos humanos dos LGBT, entre outros assuntos. As 237 organizações filiadas à ABGLT de todos os estados brasileiros vão focar a campanha nos candidatos a senador, deputado federal e estadual e governador. Já a ABGLT focará a campanha junto aos candidatos que concorrem à presidência da República. Em breve, o site da ABGLT disponibilizará os termos de compromisso na seção Eleições.

Empresa cria aplicativo de turismo gay para celulares

06/08/2010 - 10h57
Por : Neto Lucon - Foto : Reprodução

Agora você pode saber tudo sobre turismo gay pelo celular


A CMF Mídia, empresa de conteúdo e mídia para celulares, criou um aplicativo de turismo gay de São Paulo. A idéia surgiu em junho deste ano, quando a empresa se esforçava para criar um novo aplicativo e viu a Parada do Orgulho Gay de São Paulo. “Foi aí que veio a idéia”, declarou Reinaldo Klein, diretor da CMF.

“O público LGBT é bastante antenado não só em atividades culturais, mas também em tecnologia, por isso pensamos em um guia de celular com programas turísticos", diz Klein. Para o projeto encaminhar, e listar os pontos gays da cidade, ele fez uma parceria com a ABRAT GLS (Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes).

Tal aplicativo contém um menu separado nas áreas “bares e baladas”, “estética e saúde”, “lazer e cultura” e “hospedagens” e pode ser usado no GPS. Ela recebe versão on-line (com atualizações) e offline (com locais fixos), uma vez que “o universo das baladas é dinâmico”.

A CMF investiu cerca de R$ 180 mil na produção do programa e espera recuperar o investimento em 120 dias, com patrocínios e publicidade. A priori, o aplicativo será distribuído gratuitamente, a partir do dia 15 de agosto, na cidade de São Paulo nos postos da CIT (Centro de Informações Turísticas) GLS ligados aos postos da CIT da SPTuris. Depois será lançado no Rio de Janeiro e Campinas e São José dos Campos (SP).

Enrique Iglesias cumpre promessa e esquia completamente nu, veja o vídeo

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Por Redação 5/8/2010 - 13:56




O cantor espanhol Enrique Iglesias cumpriu sua palavra. O astro havia prometido que esquiaria na água, totalmente nu, caso sua pátria natal vencesse a Copa do Mundo. Como se sabe, a Espanha venceu o torneio.

Assim, Enrique se viu diante da necessidade de cumprir a aposta. E cumpriu. Mas, espertamente, optou por realizar a façanha durante a noite. Resultado: ninguém conseguiu ver muita coisa.

A cena aconteceu em Miami no final de julho, e somente agora veio à tona. O cantor fez tudo às escondidas, sem avisar imprensa nem nada, para escapar das ameaças de ser preso por atentado ao pudor - a polícia de Miami já havia avisado que iria prendê-lo caso ele realizasse o feito.

No vídeo que alguém gravou mal se pode reconhecer o cantor, mas ainda assim vale a pena. Seja ele ou não, o fato é: um homem esquiou nu. Confira AQUI.

Psicólogo Pedrosa Responde: Como ser passivo sem sentir dor?

Por *João Batista Pedrosa 5/8/2010 - 13:57




Caro psicólogo, tenho 56 anos e assumi a pouco tempo uma relação homossexual com um rapaz de 36 anos. No começo, eu era ativo na relação e tudo ia bem. Acontece que, de uns tempos para cá, ele vem manifestando vontade de me penetrar e eu não gosto, porque me dói muito. Ele diz que é porque não aceito minha homossexualidade, por isso ser passivo mexe com minha homofobia. Sei que as coisas não são fáceis para mim, mas confesso que é impossível sentir prazer com dor. Nossa relação vem ficando morna, ultimamente. Essa questão da dor seria um sintoma meramente psicológico? Obrigado. Renato (Porto Alegre - RS)

No seu caso, o fato de você não querer ser passivo não tem nada haver com homofobia. Temos uma explicação mais plausível para este seu comportamento. O sintoma de dor que não deixa você ser penetrado, numa visão da psicologia tradicional, poderíamos dizer que é psicológico. Numa visão da análise do comportamento, que é uma ciência que explica as coisas de uma forma diferente da psicologia tradicional, diríamos que a dor é uma questão de contingência de reforço. Existe algo físico também: como você não relaxa na penetração anal você sente dor, associando penetração com dor.

O comportamento de ser passivo ou ativo na relação homossexual é determinado basicamente pelas contingências de reforço. O que é isto? Este termo técnico da psicologia comportamental (ou análise do comportamento) refere-se a relação que existe entre o organismo (a pessoa) e as estimulações ambientais (estímulos que as pessoas recebem).

Por exemplo, se toda vez que uma criança escovar os dentes você fizer um carinho nela podemos dizer que você está contingenciado o comportamento de escovar os dentes na criança, aumentado a probabilidade deste comportamento acontecer no futuro. Pois, carinho é um reforço positivo que permite o aumento da frequência de um comportamento que queremos adicionar ao repertório comportamental da pessoa. O contrário, se toda vez que a criança escovar os dentes você bater na criança, punido-a, você vai diminuir a frequência deste comportamento. Ocorrerá um reforço negativo de fuga/esquiva, ou seja, haverá a probabilidade de diminuir a frequência do comportamento de escovar os dentes na criança. O reforço negativo subtrai um comportamento do repertório da pessoa.

No seu caso este princípio da análise do comportamento é o mesmo. Você contingenciou o comportamento de ser ativo na relação sexual, numa história de reforço positivo, ou seja, você fez muitas vezes isto e foi prazeroso. Ser ativo é reforçado positivamente. Já ser passivo é aversivo para você, pois você não relaxa e sente dor. Dor entra como uma punição neste caso, então você evita praticar o sexo passivo (reforço negativo de esquiva). Podemos dizer que você sensibilizou o seu organismo para ser ativo.

Para você ser passivo, você tem que reforçar positivamente este comportamento. Ao invés de dor você tem que sentir prazer. Com a prática e a repetição você conseguirá. Dicas para você: 1. peça para o seu parceiro fazer o Beijo Grego em você, que consiste nele passar a língua no seu ânus; 2. em seguida, peça para ele fazer uma massagem anal, colocando bastante gel no dedo e introduzir devagar no seu ânus: 3. relaxe e respire fundo; 4. quando estiver bem relaxado peça para ele introduzir dois dedos; e 5. finalmente ele poderá introduzir o pênis em você com camisinha e bastante gel lubrificante. Você deve praticar muitas vezes os pontos 1, 2, 3, e 4. No mínimo 10 vezes. Quando começar a sentir bastante prazer na massagem anal e tiver relaxando bem vá para o ponto 5. Boa sorte! E sucesso na nova vida de versátil.

*João Batista Pedrosa é psicólogo (CRP 06/31768-3) e autor do livro "Segundo Desejo" (Iglu). Envie suas dúvidas e perguntas para pedrosa@syntony.com.br. Acesse também seu site.

Camisinha para gays é lançada na Índia

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Produto tem maior lubrificação

Um nova camisinha foi lançada na Índia destinada aos gays. O produto foi batizado de Spice Up. A diferença das outras é que essa tem maior lubrificação facilitando o sexo anal.

A nova camisinha foi criada com base em um estudo da Hindustan Latex Family Planning Promotion Trust and the National AIDS Control Organisation (NACO) onde se constatou que os gays na Índia eram insatisfeitos com a baixa lubrificação das camisinhas e acabavam não usando o preservativo.

A Spice Up contem uma lubrificação extra e está sendo destinada a esse público insatisfeito.

A Índia descriminalizou a homossexualidade no ano passado e a sociedade aos poucos está se tornando mais tolerante com esse realidade.

da Redação via GayNZ.com

Delegacia especializada



JOÃO PESSOA – O governo do estado da Paraíba vai inaugurar nesta sexta-feira, 06, às 15h, o novo prédio onde irá funcionar a Delegacia de Crimes Homofóbicos. A nova sede da Delegacia de Crimes Homofóbicos vai funcionar na Rua Francisca Moura, 36, no centro de João Pessoa.

De acordo com delegado de Crimes Homofóbicos Marcelo Falcone, as novas instalações vão oferecer mais privacidades e comodidade aos usuários, com nova mobília e computadores. “No entanto, o item mais importante é a privacidade. Com as novas instalações, as vítimas poderão ficar mais à vontade na hora de fazer as denúncias”, diz Falcone.

A inauguração vai contar com membros da Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social, Polícia Militar, além de representantes de ONGs LGBT. A Delegacia foi criada em julho do ano passado, bem como o cargo de delegado especializado no assunto, de acordo com a Medida Provisória 129/2009.

Quando foi criada, a delegacia funcionava no mesmo prédio que a Delegacia da Mulher e da Delegacia de Crime contra o Idoso. Agora, nas novas instalações, irá funcionar apenas a do Idoso e de Crimes Homofóbicos. Segundo Fernanda Benvenutti, da Associação dos Travestis da Paraíba (Astrapa), muitos homossexuais ficavam constrangidos em prestar queixa de agressões homofóbicas por saber que iriam encontrar outro tipo de público lá.

Sem constrangimentos – “As novas instalações são importantes para evitar que os homossexuais sofram nova violência quando forem buscar ajuda na polícia. Assim como as mulheres, era comum o fato das vítimas de crimes homofóbicos serem consideradas culpadas das próprias agressões que sofreram. Na delegacia especializada, eles recebem o atendimento com respeito que merecem”, diz Fernanda. Ela ressaltou que esta é uma conquista para os LGBT da Paraíba.

“Em outros Estados, os crimes homofóbicos são apurados por delegacias de crimes contra a pessoa ou de direitos humanos. A Paraíba foi a primeira, a não apenas criar uma delegacia, mas também a formar um delegado especializado para tratar dos delitos dessa natureza. Isso mostra que o governo do estado é sensível as nossas causas”, concluiu.

Projeto de casamento

Reprodução

CHILE – Os senadores Fulvio Rossi, Guido Girardi e Alejandro Navarro, da base da oposição do presidente do Chile Sebastián Piñera, apresentaram ao Congresso, nesta terça-feira, 03, o projeto que altera o artigo 102 do Código Civil, que diz que o casamento só é possível entre um homem e uma mulher. Assim, permite-se o casamento homoafetivo.

"Estamos animados em começar um caminho, o mesmo caminho iniciado quando terminamos com a diferença entre filhos naturais e filhos legítimos, de modo que hoje o que estamos fazendo é aprofundar a democracia", disse o senador Fulvio Rossi.

A iniciativa dos três senadores gerou uma crise no legislativo chileno na base do bloco opositor de centro-esquerda Concertación. O governo de direita do presidente Piñera se comprometeu durante a campanha presidencial a apoiar a aprovação da lei que tipifica a homofobia como crime no país, assim como o PLC-122/06 aqui no Brasil.

Demorou – Além disso, Piñera se comprometeu declarou apoiar a união de pessoas do mesmo sexo no que diz respeito à herança e aos benefícios de saúde, mas não o casamento. Ficou apenas no discurso. Isso porque a maioria do partido de direita do presidente é contrária à lei da união civil homoafetiva. A direita é maioria no Congresso e a esquerda é controlada pela oposição de centro-esquerda. Por conta disso, o impasse no legislativo argentino. O grupo militante Movimento de Integração e Libertação Homossexual comemorou a iniciativa dos senadores.

Candidato a deputado, Jean Wyllys fala de suas propostas

03/08/2010 - 13h48

Por : Hélio Filho

Jean Wyllys quer uma vaga no Congresso Nacional e bate papo com a gente. Confira:

O ano de 2010 tem eleições em todo o Brasil e a população LGBT vai poder contar com candidatos gays, lésbicas, travestis ou transexuais. Jean Wyllys, candidato a deputado federal no Rio de Janeiro pelo P-SOL, é um deles. Conversamos com ele para saber de suas propostas e porque o candidato se considera uma boa opção para o eleitor. Confira:

Por que você acha que é uma boa opção para o eleitor?

Além de ter uma história de envolvimento com trabalhos e lutas em favor da justiça social e das liberdades, tenho formação intelectual sólida, sou um cidadão honesto, com ficha limpa, tenho uma história de vida que me aproxima da maioria dos brasileiros e tenho uma causa.

Quais suas propostas para os LGBT?
As minhas propostas fazem parte de um conjunto maior de propostas em favor dos Direitos Humanos e das liberdades civis. Além de me engajar na defesa de projetos de lei que já tramitam no Congresso Nacional, vou lutar contra a aprovação do projeto de lei que proíbe
casais homossexuais de adotar crianças.

Como elas foram construídas?
A partir de minha vivência de cidadão homossexual atento às demandas do coletivo do qual faço parte e no corpo a corpo com o movimento LGBT. Não pertenço a nenhum grupo LGBT, mas colaboro com muitos deles sempre que possível.

Como pretende colocá-las em prática se vencer a eleição?
Colocar as propostas em prática será parte de meu trabalho como parlamentar, ou seja, fazer leis e negociar com os demais a aprovação das mesmas; é também atribuição de um parlamentar lutar e negociar para que leis injustas não sejam aprovadas.

Você considera importante os LGBT se envolverem na política?
Sim, porque direitos não são concedidos, são conquistados! Minorias só tiveram acesso a certos direitos quando se organizaram politicamente e elegeram representantes legítimos.

**
Entrevista cedida pela JUNIOR#19

MixBrasil

Cursos gratuitos de Inglês e Arte Brasileira no Casarão Brasil

Por Redação
29.07.10

Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de agosto na ong paulistana Casarão Brasil, que cuida dos direitos da causa LGBT. Esse mês, serão ministradas aulas de Inglês básico e de Arte Brasileira - sem pagar nada por isso.
O curso de inglês básico terá aulas as terças e quintas das 11h às 12h, sob coordenação do Prof. Dr. José Carlos Breviglieri. Brevi, como é conhecido, tem pós-graduação médica pela USP e formação em Inglês pela Associação Cultural Brasil – EUA, Cultura Inglesa e Language Studies Internacional Shool de Londres.

Já o curso de Arte Brasileira tem como proposta o reconhecimento e valorização da cultura nacional, nossas qualidades e características como povo, e de como se dá a produção cultural. Serão utilizadas discussões, mostra de figuras, ilustrações, fotografias, audição de músicas e exibição de filmes em um verdadeiro panorama da arte e da cultura brasileira. O curso será no dia 28 de agosto, coordenado pelo professor desenhista Rodrigo Lima das 15 às 18 horas. No total serão 15 alunos que durante o curso de três horas irão também desenvolver atividades como peças e uma gincana teatral.

As inscrições para os cursos devem ser feitas pessoalmente na sede do Casarão Brasil.

Serviço:
Rua Frei Caneca, 1057 – São Paulo
11 3171.3739 – 7832.3609
Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 10 às 18 horas.
contato@casaraobrasil.org.br
www.casaraobrasil.org.br



Imposto de Renda já reconhece companheiro gay como dependente

Por Redação
30.07.10



Casais homoafetivos que estejam juntos há cinco podem a partir de agora a considerar um dos componentes como dependente no Imposto de Renda. A medida da Receita Federal reconhece o direito e a cada dependente incluído, o contribuinte reduz a base de cálculo do tributo, sendo que ainda pode se deduzir do imposto gastos médicos e até atividades relacionadas ao desenvolvimento educacional do cônjuge.


Mesmo se a adesão for grande, especialistas já garantem que essa medida da Receita Federal não desenvolverá uma queda radical na arrecadação do imposto.

Camisinha feminina é adotada por gays

terça-feira, 3 de agosto de 2010

MULTIUSO

Ativistas também estimulam o uso
As camisinhas femininas estão sendo usadas por gays da cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. A informação é de ativistas e do próprio departamento de saúde.

"Os preservativos femininos têm sido procurados por alguns homens gays" disse o porta-voz do DPH, Eileen Shields.

O departamento já analisa a possibilidade de estimular o uso entre gays. "Eu acredito que isso está mais no foco do que ensinar e encorajar as mulheres a usá-las" ressaltou Shields.

O ativista gay Michael Petrelis também defende que a camisinha feminina protege gays da contaminação. O Departamento de saúde anunciou ainda que vai estimular o uso por meio de uma campanha.

da Redação via SFweekly.com

Político piadista se complica com comparação a travestis

02/08/2010 - 11h30

Por : Neto Lucon - Foto : Reprodução

Roberto Requião diz que travesti é quem se faz passar pelo que não é

Se em outubro de 2009, o político Roberto Requião fez uma “piada” relacionando o câncer de mama em homens a passeata gay, neste último mês ele repetiu a dose de comentários sem graça e preconceituosos à comunidade LGBT para alfinetar (e comparar) seus adversários.

Em sua página no twitter, o candidato ao Senado pelo PMDB paranaense escreveu, na última sexta-feira, 30: “Este Ronaldo precisa parar de andar com travestis. Toma jeito menino!!!”, com um link para a foto de Ronaldo com o candidato a presidência José Serra e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ambos do PSDB.

Ao justificar a piadinha com intenção política, mas utilizando a palavra travesti, Requião disse: “travesti é quem se faz passar pelo que não é. Não seja homofocado”. Mas após ter a explicação repreendida por um usuário, se irritou: “Sou defensor da liberdade em todos os sentidos. No entanto, a patrulha da intransigência, do politicamente correto, me enche o saco.”

Ainda nas comparações, ele disse que “existem os Travestis da liberdade. São intolerantes, sem humor e querem queimar, na fogueira, qualquer manifestação livre e inteligente.”