Argentina realiza primeiro casamento gay de sua História

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

30/07/2010 - 15h20

Por : Irving Alves

Juntos há 27 anos, arquiteto e administrador formam o primeiro casal gay a se casar na Argentina

Um arquiteto e um administrador aposentado são os primeiros homossexuais a se casarem na Argentina. José Luis David Navarro e Miguel Ángel Calefato, de 45 e 65 anos respectivamente, se uniram em matrimônio na manhã desta sexta-feira, 30, na cidade de Frias. Os dois não quiseram badalação e realizaram uma cerimônia discreta, só para íntimos.

Decididos a entrar para a História, Calefato e Navarro anteciparam em quatro horas sua vez no cartório Santiago del Estero, norte argentino. Isso para tirar de cena o ator Ernesto Larrese e o agente Alejandro Vannelli, que saíram apregoando que seriam os primeiros gays a casarem oficialmente no país. Na verdade o casamento deles foi realizado em Buenos Aires duas horas depois do de Navarro e Calefato.

A Secretaria de Turismo do México havia anunciado que oferecia uma lua-de-mel gratuita para o primeiro casal homossexual que casassem na Argentina, mas Navarro e Calefato já falaram que não devem aceitar o convite. Os dois não querem lua-de-mel por não gostarem de "tradições impostas pela sociedade".

O administrador e o arquiteto se conheceram há 27 anos em Mar del Plata. Na época Navarro era casado com uma mulher e Calefato tinha namorado. "Nós dois tínhamos outras relações, mas sentimos que a nossa ligação era muito forte, que fomos feitos um para o outro, que queríamos compartilhar a vida e lutar juntos pelo que desejávamos", disse Calefato à agência Efe, revelando que abandonou a mulher meses depois de conhecer o atual marido.

0 comentários: