Mexico aprova adoção por casais gays

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Por Redação 17/8/2010 - 19:47

Notícia boa para a comunidade homossexual do México. A suprema corte aprovou ontem a adoção de menores de idade por casais gays no Distrito Federal, a Cidade do México, capital do país.

Durante a sessão, nove juízes do tribunal respaldaram a constitucionalidade da medida, enquanto outros dois rejeitaram a proposta. Guillermo Ortiz Mayagoitia, presidente do Supremo mexicano, e Salvador Aguirre Anguiano, foram os juízes que se opuseram à adoção.

Para eles, o casamento era uma instituição anterior à existência da Constituição mexicana e une "permanentemente" um homem com uma mulher para "procriar", o que se torna impossível com as adoções para casais do mesmo sexo.

Já os juízes que votaram a favor alegaram que o que há na Constituição mexicana é um compromisso com a defesa da família, independentemente da forma. Os juízes consideraram discriminatórios que famílias formadas por pessoas do mesmo sexo não tivessem os mesmos direitos que as heterossexuais a respeito das adoções, por isso, a medida foi aprovada.

0 comentários: