Colonoscopia é o melhor método de detecção precoce do câncer colorretal

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Por Redação
08.09.10

Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) em 2010, o câncer colorretal será a terceira causa mais comum de câncer no mundo. No Brasil, o número estimado é de 13.310 casos em homens e de 14.800 em mulheres. O diagnóstico na sua fase precoce é o ideal para o sucesso do tratamento e a colonoscopia é o melhor exame para a detecção.

A SOBED, Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, recomenda que o exame seja feito com a frequência indicada por um especialista. Este médico deverá indicar um acompanhamento minucioso nos casos onde pólipos (tumor benigno, geralmente pedunculado, que ocorre nas superfícies mucosas) são diagnosticados e nos pacientes com histórico familiar de câncer.


“Quando detectamos a lesão em sua fase inicial, o tratamento pode ser endoscópico, evitando assim cirurgias extensas. Isso possibilita, além da resolução da doença, o retorno mais precoce do paciente às suas atividades rotineiras”, afirma Carlos Alberto Cappellanes, presidente da SOBED.

O exame colonoscópico é realizado por meio da introdução de um endoscópio flexível através do reto. “Para submeter-se a este exame, o paciente necessita de um preparo que retira os resíduos do intestino, propiciando ao colonoscopista a visibilidade de toda a extensão do cólon e a detecção de alterações deste segmento do trato digestivo”, explica Marcelo Averbach, médico especialista em cirurgia do aparelho digestivo.

Além da importância do diagnóstico de câncer colorretal, a colonoscopia também é útil para diagnosticar outras doenças intestinais bem como no tratamento e acompanhamento destes pacientes.

0 comentários: