Brasil já tem seu segundo casamento entre pessoas do mesmo sexo

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Depois de 11 anos vivendo junto, um casal de lésbicas de Brasília se tornou o segundo no Brasil todo a ter sua união estável convertida em casamento. Em decisão nesta terça-feira, 28, Dia Mundial do Orgulho LGBT, a juíza Júnia de Souza, da 4ª Vara de Família de Brasília, fez a conversão da união, a primeira a transitar em julgado, ou seja, não cabe recurso para a sentença.



“O Ministério Público já se manifestou e não irá recorrer. Assim, a sentença já transitou em julgado! Ninguém no mundo pode mudar esta decisão”, reforça Maria Berenice Dias, (foto a esquerda) advogada de Sílvia del Vale Gomide Gurgel e Cláudia Helena de Oliveira Gurgel. Para quem não lembra, Maria Berenice é vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e considerada uma das maiores especialistas da área no País.

O casal pensou em se mudar para a Argentina, onde é garantido desde o ano passado o casamento igualitário, não apenas a união estável. Segundo Silvia, “essa sentença fez com que ganhássemos cidadania, nós não nos sentíamos parte do país. Agora somos cidadãs e desfrutamos de toda a legalidade”. O primeiro casal de mesmo sexo a ter seu casamento reconhecido é de Jacareí.

Fonte: mixbrasil.com

0 comentários: