Homossexualidade no Futebol

quarta-feira, 27 de julho de 2011


Não adianta negar nem fingir que não existe, a homosexualidade sempre esteve no mundo do futebol. Não é de hoje que há boatos de jogadores em baladas gays, envolvidos em fuxicos ou coisas do gênero, mas com o tema tão em voga, esse assunto é cada vez mais latente na sociedade e sua luz também chega ao futebol – um esporte de massa e que tomo mundo gosta, ou pelo menos acompanha, nem que seja um pouquinho.

A polêmica mais recente aconteceu na última rodada do Campeonato Brasileiro, onde um jogador foi chamado de “viado” pelos torcedores do time adversário e, só pra contrariar, fez um gol merecedor de placa.

Infelizmente, atitudes como a desses torcedores são corriqueiras e devemos atentar que independente da opção sexual de cada um, o que importa é a sua competência profissional e seu caráter.

A própria torcida são paulina sofre com o estereótipo de “bambis” e eu, Manoella, não vejo problema algum. Se há algum problema nisso, é um reflexo da sociedade hipócrita que vivemos hoje, onde a tolerância é enaltecida, mas não praticada. Em conversas de mesa de boteco com companheiros de paixão, chegamos a sugerir que o animal veado fosse adotado como um dos símbolos do time...

Já tivemos jogador que teve suas atuações rotuladas, mas enquanto ele jogava bem, até 2006, ninguém falava nada dele, mas a partir do momento em que suas atuações se tornaram sofríveis, a própria torcida tricolor tripudiava do atleta o chamando de apelidos jocosos ou até mesmo não o ovacionando quando seu nome era relacionado na escalação dentro do Morumbi.

Em paralelo ao fato do São Paulo ser chamado de “bambi” ou esse ou aquele jogador ser estereotipado como gay, o que importa, realmente (dentro ou fora do futebol), é a competência do profissional e as qualidades do ser humano, sem se importar com sua escolha sexual.

Em um momento onde a tolerância é exigida na sociedade não podemos nos cegar e dizer que isso não se aplica ao futebol, pois o que eu quero é ver gol, independente do atleta que está em campo ser homossexual ou não.

0 comentários: